CrossFit é um programa de treinamento desenvolvido (metodologia) a partir da observação de atletas de ginástica olímpica, levantamento de peso olímpico e atletismo. Pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa, independente de faixa etária, por se tratar de uma metodologia dinâmica e adaptável a qualquer condição ou situação. O programa visa ao desenvolvimento e manutenção da saúde nos seus diversos fatores, é amplamente difundido nas bases militares norte-americanas e trabalha flexibilidade, força, resistência cardiorespiratória, resistência muscular, potência, velocidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e precisão.

As 10 capacidades trabalhadas pelo CrossFit com a Metodologia Guerrreiros.

• Força

É uma grandeza que tem a capacidade de vencer a inércia do corpo.

• Flebilidade

Habilidade de maximizar movimentos de uma determinada articulação.

• Velocidade

Habilidade de minimizar o tempo de  movimento repetido.

• Equilíbrio

Habilidade de controlar o centro de gravidade do corpo.

• Resistência Muscular.

Habilidade do sistema muscular de coletar, processar e utilizar energia com objetivo de mover-se.

• Potência

Capacidade de gerar a maior quantidade de energia no menor tempo possível.

• Coordenação

Habilidade de combinar distintos padrões de movimento num movimento diferente e único.

• Precisão

Habilidade de controlar o movimento numa direção ou intensidade definida.

• Resistência Cardiovascular

Habilidade do corpo no coletar, processar e entregar oxigênio para sistemas que o consomem.

• Agilidade

Habilidade de diminuir o tempo de transição entre um padrão de movimento e outro.

CrossFit Guerreiros - WOD

Definição de CrossFit em 100 palavras.

“Coma carnes e vegetais, nozes e sementes, algumas frutas, pouco amido e nada de açúcar. Ingira o suficiente para aguentar treinar não para engordar.

Pratique e treine os principais levantamentos de peso: Terra, Arranco, Arremesso, Agachamento e Desenvolvimentos. Da mesma maneira desenvolva o básico de ginástica: barras, mergulhos, cordas, flexões, abdominais, parada-de-mão, cambalhotas, “flips”, espacates e pranchas.

Pedale, corra, nade, reme, etc rápido e forte.

Misture esses elementos de 5 a 6 vezes por semana com quantas combinações e protocolos quanto a criatividade conseguir. Rotina é o inimigo. Mantenha os treinos curtos e intensos.

Aprenda e jogue novos esportes regularmente.”

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